sexta-feira, 12 de março de 2010

GLAUCO

Tinha alguma coisa pra falar de nosa reunião de quarta. Mas ela pode esperar até sábado. Me vi na situação de homenagear o grande cartunista Glauco.

Eu, Cícero, grande fã de quadrinhos e principalmente dos mestres nacionais. Mauricio de Souza, Laerte, Adão, Gonzales, Angeli. Todos esses fizeram com que minha infância e adolescência, fosse mais divertida, engraçada e principalmente politicamente incorreta.

Glauco e suas geniais criações, obviamente está entre eles. Dona Marta tentando desesperadamente dar para alguém. Zé do Apocalipse, com sua visão enganada sobre a nação salvadora. Doy Jorge, o rebelde sem causa, sem moral e sem noção, e é claro, Geraldão. O maluco drogado e que se prende a mãe quase que incestuosamente, me fizeram rir e pensar muito.

E principamente as charges políticas. Aos meus 20 anos trabalhando em uma banca de jornal e depois em um condomínio, sempre tinha acesso a Folha de São Paulo, e diariamente no caderno política me deliciava com sua acidez para com os congressistas. Seja FHC, Lula, Sarney, Collor, Serra, ou qualquer um que o valha, ou não-valha, Glauco sabia como provocar e criticar de um jeito maravilhoso.

Em tempo, caso vc não tenha visto nada na net. Na madrugada de ontem para hj Glauco, e seu filho foram assassinados em sua casa. O motivo ainda é estudado.

A casa de Glauco em Guarulhos era em um condomínio onde os moradores eram adeptos a igreja do Santo Daime, inclusive o próprio cartunista.

Falo isso pois infelizmente muitos sites estão já tentando associar o assassinato, ou o assassino ao culto. Que as pessoas saibam separar as coisas. O Daime, é uma bebida autorizada legalmente a ser usada só e apenas no culto do Daime, e o assassino, como divulgado, um estudante universitário, já tem passagens na polícia.

No fim das contas, é uma pena que a violência tenha tirado a vida de mais duas pessoas. E uma delas é um grande nome da cultura e dos quadrinhos nacionais.

Ia postar sua última tira. Mas como referencia a crítica política e em tempos eleitorais nada melhor que a ótima mensagem do genial Glauco nessa charge.




Até a próxima, com melhores notícias, assim esperamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário